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YES! WE LOVE BRAZILIAN FOOD!

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Não importa se a inspiração e influência são francesa, italiana ou espanhola. Cozinha brasileira em primeiríssimo lugar!

QUISERAM "BIS"! NOVAMENTE SHIRLEY SANTOS NA REVISTA TICKET & NEGÓCIOS!

QUISERAM "BIS"! NOVAMENTE SHIRLEY SANTOS NA REVISTA TICKET & NEGÓCIOS!
Mais uma vez a nossa profissional é convidada a brindar os leitores da premiada revista com seu know-how e suas dicas certeiras e práticas de gestão, A&B e outros. Confiram nas páginas 10 e 11 da publicação e aproveitem para pô-las em prática e alavancar o seu negócio!

SHIRLEY SANTOS NA CONCEITUADA REVISTA TICKET & NEGÓCIOS!

SHIRLEY SANTOS NA CONCEITUADA REVISTA TICKET & NEGÓCIOS!
Publicada na premiada revista corporativa TICKET & NEGÓCIOS, uma entrevista/matéria com Shirley Santos. A profissional oferece orientações e dicas de "Como melhorar a política de compras de Bares, Restaurantes e congêneres". Páginas 22 e 23. Aproveitem!

ALIMENTOS E PRODUTOS ORGÂNICOS

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Não so utilizamos como incentivamos, apoiamos e disseminamos a pratica! Bom para você. Bom para o Planeta!

COMERCIO JUSTO E SOLIDARIO

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Divulgamos, apoiamos e utilizamos esta pratica! Mais do que justiça social e ambiental. Uma consciência e atitude pessoal e empresarial.

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A hora e a vez da Gastronomia usar e abusar do Marketing!

A hora e a vez da Gastronomia usar e abusar do Marketing!
Com certeza você já ouviu falar que em momentos de crise, vence que está mais preparado e nem sempre quem tem apenas mais dinheiro. Isso não se discute.

Até bem pouco tempo, vivemos épocas de vacas gordas. Tivemos um período de tranqüilidade para a maioria dos setores, inclusive o de alimentação fora do lar.

Enquanto alguns empresários souberam aproveitar esta oportunidade para crescer e investir em suas empresas, outros preferiram utilizar a maior parte de seus lucros e resultados em áreas pessoais.

Não há nada demais em fazer aquela viagem dos sonhos, patrocinar o implante de silicone da mulher e “otras pequeñas cosas”. Afinal, dinheiro foi feito para gastar mas... o problema ocorre quando o empresariado resolve dar maior ênfase a parte externa em detrimento aos investimentos em sua empresa.

Bola fora no modelo de gestão de empresas de sucesso.

Quem soube investir em melhorias contínuas de seus serviços e estrutura, está um largo passo a frente de quem não entendeu o que está ocorrendo a sua volta.

Investimentos em treinamento e otimização de equipes, criatividade nos cardápios, designer de interiores e fachadas, projetos de modernização de arquitetura e iluminação, atualização de logomarcas e programação visual, comunicação, propaganda e assessorias de marketing e imprensa profissionais, são apenas alguns dos itens que algumas empresas do segmento de food service lançaram mão para ganhar espaço no mercado.

E certamente estas estão melhores posicionadas do que quem ficou também “economizando” para quando a crise passar.

Acabei de ter uma iluminação provinda dos grandes pensadores: Na crise ... crie!

Fiz questão de ironizar, só para mexer com sua memória e fazer você lembrar que sempre soube disso tudo, e que apenas momentaneamente se esqueceu.

Além da crise, as metrópoles ainda estão encontrando outro divisor de águas: a violência urbana. Isso ajuda a afugentar consumidores das ruas.

Com menos potenciais clientes passeando fora de casa, a atratividade visual de marcas e fachadas desempenhará um papel ainda mais importante na captação de clientes, assim como os planos de marketing e divulgação.

Uma vez dentro do estabelecimento prevalecem a excelência do ambiente, o serviço e atendimento para a sua atração e potencial fidelização.

Não podemos ainda afirmar em números ou de que maneira o segmento de food service tomará um cafezinho com a crise. Mas em breve poderemos verificar quedas na freqüência e estas, certamente, evidenciarão as diferenças entre concorrentes até então não muito percebidas pelo motivo da natural demanda.

Mas a crise sempre traz oportunidades para quem sabe se adequar.

Tomar a decisão de rever seus investimentos em marketing e branding – ou mesmo começar a entender que é necessário começar a ter - configura-se como um salto e grande oportunidade de fixação da marca na memória do público, pois é justamente neste período que os “desavisados” tendem a retrair equivocadamente os seus esforços de comunicação e relacionamento, deixando o terreno livre para que a atuação da concorrência seja mais abrangente e eficaz.

Uma postura mais agressiva e profissional, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio, é um ótimo caminho não apenas para diminuir os efeitos da crise, mas também para ocupar um espaço privilegiado, otimizando os resultados quando a economia futuramente reaquecer.

É aquela velha brincadeira do mercado: por que se vende mais ovos de galinha do que de pata? Porque a galinha assim que se prepara para pôr o ovo, ela canta sem parar, e anuncia o momento em que ela “dá a luz” ao seu belo ovinho. É simples. Marketing e propaganda!

E lembre-se ainda que: você não procura um advogado se nota que algo não vai bem em sua saúde e, muito menos procura um médico para suas questões jurídicas.

Portanto é preciso de uma vez por todas compreender que Marketing é uma ciência, uma técnica de bases séria e profissional e acabar com a confusão de que qualquer um é “marketeiro”.
Não é bem assim.

Não há ninguém melhor do que você – o dono – para entender de seu negócio, porém o profissional de marketing é alguém que foi - e é - durante todo o tempo preparado para analisar e aglutinar o corpo e alma de sua empresa em sinergia com todas as áreas.
E que, dentro do processo de terceirização destes serviços, normalmente, não há envolvimento emocional ou visceral com o processo, o que facilita a detecção e tomada de providências e mudanças que são necessárias ao êxito e sucesso do desempenho e administração do negócio.

Será que uma ciência assim ainda não oferta respeito?

Merece pararmos alguns minutos para pensarmos a questão!

Shirley Santos é consultora de Marketing Empresarial e Gastronômico, Gestora Gastronômica, Escritora e Bloqueira.
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MÍDIA

Estamos à sua inteira disposição para fornecermos informações sobre a empresa, seus dirigentes, seu quadro de profissionais, business partners e, se necessário, o funcionamento e as características dos serviços, caso decida lhe oferecer algum destaque em seu meio de comunicação.

Para programar uma entrevista, solicitar pareceres, análises e opiniões em matérias que seu veículo de comunicação esteja desenvolvendo, contate-nos através do e-mail: shirleysantos88@hotmail.com

Doing more and better is in our nature.
Fazer mais e melhor está em nossa natureza.

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Shirley Santos

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O Sentido da Liderança


Costuma-se dizer que a liderança faz o mundo andar.
O amor, sem dúvida, facilita o caminho.
Mas o amor é um compromisso privado entre dois adultos conscientes, enquanto a liderança é um compromisso público com a História.
O conceito de liderança ressalta a capacidade de alguns indivíduos comoverem, inspirarem e mobilizarem massas populares, de forma a caminharem juntos na busca do mesmo objetivo.
Algumas vezes, a liderança está a serviço de fins dignos; outras, não.
Entretanto, independentemente de seus objetivos, os grandes líderes deixam sua marca pessoal nos anais da História.
Mas a liderança pode melhorar ou piorar a História.
Alguns líderes têm sido responsáveis pelas loucuras mais extravagantes e pelos crimes mais monstruosos.
Em contrapartida, outros têm sido vitais em conquistas da humanidade, tais como a liberdade individual, a tolerância racial e religiosa, a justiça social e o respeito pelos direitos humanos.
Não há um modo seguro de reconhecer antecipadamente quem irá liderar para o bem ou para o mal.
Um dos critérios de avaliação pode ser este: os líderes comandam pela força ou pela persuasão?
Pela dominação ou pelo consentimento?
Na maior parte do curso da História, a liderança foi exercida pela autoridade de direito divino.
O dever dos seguidores era submeter-se e obedecer.

“Não perguntar porque, apenas fazer e morrer”.

A grande revolução dos tempos modernos foi a revolução da igualdade.
A idéia de que todos os indivíduos podem ser iguais perante a lei solapou as velhas estruturas de autoridade, hierarquia e respeito.
Um governo fundamentado na reflexão e na escolha exigia um novo estilo de liderança e uma qualidade de seguidores.
Tornava necessários líderes que respondessem aos anseios populares e seguidores ativos, suficientemente bem informados para participar do processo.
Um segundo critério para avaliar a liderança pode ser a finalidade da procura do poder.
Quando alguns líderes têm como objetivo a supremacia de uma raça, a promoção de uma revolução totalitária, a aquisição e exploração de colônias, a produção de ambições e privilégios, ou a preservação do poder pessoal, é bem provável que suas lideranças em nada façam avançar a causa da humanidade.
Quando o objetivo do líder é a abolição da escravatura, a libertação da mulher, a ampliação de oportunidades para os pobres e desamparados, a extensão de direitos iguais para as minorias raciais, a defesa da liberdade de expressão e de oposição, é provável que sua liderança seja uma contribuição para o aumento da liberdade e do bem-estar humanos.
Alguns líderes têm causado um grande mal à humanidade.
Outros foram responsáveis por grandes benefícios.
Mesmo os “bons” líderes devem ser olhados com certa cautela.

Líderes não são semideuses; eles comem e vestem como o mais simples dos mortais.

Nenhum líder é infalível, e cada líder deve ser lembrado disso de tempo em tempo.
A irreverência irrita os líderes, mas é o que os salva.
A submissão total corrompe o líder e degrada seus seguidores.
O culto do líder é sempre um erro.
Felizmente, a adoração do herói gera seu próprio antídoto.

“Todo herói”, disse Emerson, “acaba se tornando um chato”.

O principal benefício que os grandes líderes propiciam é o de encorajar-nos a viver conforme nossa consciência, a sermos ativos, perseverantes e resolutos na afirmação de nossa própria opinião sobre as coisas.
Pois os grandes líderes atestam a realidade da liberdade humana contra as supostas inevitabilidades da História.
Confirmam a sabedoria e o poder eventualmente contidos em cada um de nós, o que explicaria por que Abraham Lincoln continua a ser o exemplo supremo de uma liderança notável.
Um grande líder, disse Emerson, aponta novas possibilidades para toda a humanidade.

“Nós nos alimentamos de gênios... existem grandes homens para que possa haver homens maiores ainda.”

Adaptado de: Arthur M. Schlesinger Jr,
“O sentido da liderança”, em: John J.Val, Fidel Castro, p. 711.

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  • Engenho Educacao
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  • Shirley Santos - Atelier Gastronômico

Colaboradores

  • Nathally
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Código de Ética das Coligadas

CÓDIGO DE ÉTICA

Uma Carta de Intenções Abertas!

A publicação de nosso Código de Ética é a consolidação do profissionalismo e seriedade com que conduzimos nossos objetivos mediante ao mercado.

Leia-o na íntegra ao final da página.

Responsabilidade Sócio-Ambiental - Colocando a Mão na Consciência...


Núcleo Social: Pesquisamos mais de 100 instituições de assistencialismo para congregar esforços e suas marcas.Entre tantas boas instituições decidimos por celebrar com o Orfanato Santa Rita de Cássia esta aliança humanitária mediante a sua comprovada seriedade, transparência, carinho e dedicação com as meninas que cuida.

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CÓDIGO DE ÉTICA

Uma Carta de Intenções Abertas!

A publicação de nosso Código de Ética é a consolidação do profissionalismo e seriedade com que conduzimos nossos objetivos mediante ao mercado.

O comprometimento e sinergia que imprimimos com nossos clientes, funcionários, fornecedores, terceirizados, comunidade, e demais colaboradores é evidenciado, criando uma atmosfera de excelente relacionamento entre as partes.

A finalidade deste código:

Evidenciar e padronizar uma conduta ética e comportamental entre e empresa, clientes, fornecedores, terceirizados, comunidade, e demais colaboradores.

Valores:

Para atender e vender nossos produtos e serviços, antes, temos que escutar o real desejo de nosso cliente, e compreender suas aptidões.
Responsabilidade em tudo o que fazemos.
Respeito a todos os seres humanos, animais e meio-ambiente.
Integridade.
Seriedade.
Solidariedade.

Missão:

Mais do que satisfazer.
Superar e surpreender as expectativas de nossos clientes (externo e interno), através da tríade qualidade x atendimento x preço, promovendo relações duráveis e estáveis.

Clientes - Nossos clientes sempre:

Serão atendidos com cortesia, respeito, dignidade, eficiência, igualdade e justiça.
Serão ouvidos e respondidos em suas solicitações, desejos e necessidades de forma satisfatória.
Serão informados e esclarecidos sobre suas dúvidas com relação aos nossos produtos e serviços.
Terão mantidos em total sigilo suas informações cadastrais confiadas à nossa empresa, sendo proibida sua utilização para intenções diferentes ao objeto desta aliança comercial.
Serão respeitados. Independente de quaisquer outros Códigos, inclusive, de Defesa do Consumidor.
Terão produtos de origens confiáveis e certificadas, assegurando a excelente qualidade do resultado final.

Relacionamentos:

As negociações com os terceirizados, fornecedores e prestadores de serviços sempre serão realizadas de maneira profissional, ética e transparente.
Um relacionamento de respeito com nossos concorrentes, sempre será esperado.
Exigimos dos fornecedores, terceirizados, funcionários e prestadores de serviços respeito e observância às diversas leis pertinentes, e uma conduta ética e em sinergia com este código.
Não nos envolvemos em temas onde a tônica dos comentários possa ser algo que denigra a imagem de pessoas e outras empresas similares e concorrentes de nosso mercado.
As operações comerciais e financeiras serão de respeito e idôneas.
As divulgadas ações de Responsabilidade Sócio-ambiental, ou seja, ações que visem o bem estar do planeta e seus habitantes, sempre serão cumpridas e comprovadas sempre que divulgadas.
Todos e quaisquer contratos firmados com nossos clientes, fornecedores, prestadores de serviços, funcionários e terceirizados sempre serão cumpridos.

Definimos que o enraizamento e respeito de nosso nome no mercado, depende das atitudes escritas, faladas e realizadas por nós, em cada um dos seus dias de existência.
Seguindo e sendo cientes destes princípios básicos, alçaremos vôo e distinção no mercado, e promoveremos a proteção de nossa marca e nome, independente do segmento de ação.

Sendo assim, concluímos que este documento é um conciso Código de Ética, Conduta e relacionamento respeitoso entre empresas e pessoas.

Contamos com todos na implantação diária de cada um dos tópicos de bem-estar e segurança aos homens, empresas e planeta!

Agradecemos!


Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990) -

Acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L8078.htm


Conheça o Código de Ética dos Sérios Profissionais de Marketing

Capitulo I

Definições e Âmbito

Art. 1º Para os efeitos da presente Resolução considera-se profissional de marketing qualquer pessoa - trabalhando como autônoma ou empregada - independentemente de cargo, profissão ou função, cuja atividade profissional compreenda com caráter preponderante a participação permanente e/ou ou poder de decisão em áreas estratégicas de marketing, assim consideradas a criação e desenvolvimento de estratégias de preço, distribuição, comunicação e promoção de quaisquer produtos ou serviços.

Art. 2º Consideram-se como integrantes do presente Código, no que disser respeito a atividades exercidas por profissionais de marketing, os seguintes documentos emitidos até esta data por entidades afins à ABMN e à ESPM:

a. o Código Brasileiro de Auto Regulamentação Publicitária do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR;
b. o Código de Ética do Marketing Promocional da Associação do Marketing Promocional - AMPRO;
c. o Código de Auto Regulamentação do Marketing Direto da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD;
d. o Código Internacional para a Prática da Pesquisa Social e de Mercado, adotado pelas associações profissionais de pesquisa brasileiras – SBPM, ANEP e ABIPME.

Art. 3º Além e acima das normas citadas no artigo anterior e das demais que integram este Código de Ética, espera-se do profissional de marketing que, como pessoa e cidadão, tenha sempre presente em suas ações profissionais e pessoais, a norma ética essencial que proíbe prejudicar deliberadamente a quem quer que seja.

Capítulo II

Deveres para com a Sociedade.

Art. 4º O profissional de marketing deverá, como toda pessoa, cumprir os deveres essenciais de cidadania, inclusive e especialmente:
a. procurar contribuir para o constante progresso das instituições e do bem estar da população do Brasil, valorizando e defendendo a livre iniciativa como modelo básico mais adequado para orientar a organização econômica nacional;
b. respeitar de forma rigorosa o direito à privacidade dos cidadãos com quem se relacione;
c. zelar para que, do exercício de suas atividades não resulte, direta ou indiretamente, qualquer agressão ou prejuízo ao meio ambiente do planeta e ao patrimônio cultural do país - respeitando também o idioma português como parte da cultura nacional - e ainda qualquer espécie de discriminação por motivos de ordem étnica, religiosa, política, cultural, de gênero, nacionalidade, estado civil, idade, aparência ou classe social;d. colaborar para o desenvolvimento da profissão buscando sempre, para si mesmo e para os os demais profissionais, maior capacitação e constante atualização e mantendo-se consciente da necessidade de colaborar com a formação profissional de gerações futuras;e. conhecer, cumprir e fazer cumprir este Código de Ética e propagar seus preceitos entre os colegas de profissão.

Capítulo III

Deveres em relação às ações estratégicas de marketing.

Art. 5º Nas atividades relacionadas a ações estratégicas de marketing deverá o profissional de marketing:
a. procurar certificar-se, tanto quanto seja possível e razoável, que os produtos e serviços que oferece ao mercado são adequados aos fins propostos, alertando sempre seus clientes, com clareza e nitidez, de qualquer potencial consequência negativa, ou restrição que possa advir da utilização de tais produtos e serviços;
b. informar sempre, de forma clara e completa, a todos os seus clientes efetivos ou potenciais, os critérios de remuneração de seus produtos e serviços, sempre sem deixar qualquer dúvida sobre o respectivo valor final total;
c. identificar com exatidão a origem e qualquer outra informação relevante para aferir sua confiabilidade de qualquer dado de pesquisa de mercado que utilize na comunicação, evitando qualquer apresentação que possa induzir a erro ou conclusão falsa;
d. abster-se de utilizar qualquer forma de processo coercitivo, inclusive ameaça ou promessa de recompensa, para manipular ou influenciar por qualquer forma em benefício de sua organização, de seus clientes ou de seus produtos e serviços os canais de distribuição e de comunicação;e. não utilizar qualquer forma de venda, promoção ou comunicação que possa induzir em erro seja por omissão de dados relevantes ou pela apresentação falsa ou distorcida de informações e dados.

Capítulo IV

Deveres no exercício cotidiano da profissão.

Art. 6º No exercício individual e cotidiano de suas funções o profissional de marketing deverá:
a. aceitar sempre todas as responsabilidades inerentes à atividade profissional;
b. buscar com diligência os resultados de natureza material ou institucional que tenham sido estabelecidos na estratégia de marketing da instituição para a qual trabalhe;
c. manter sigilo absoluto sobre qualquer informação que não seja de caráter público e a que venha ter acesso, direta ou indiretamente, no exercício de sua atividade profissional e cuja divulgação possa, ainda que minimamente, prejudicar seus clientes ou a instituição em que trabalha;
d. não apresentar como seu – total ou parcialmente – o trabalho de outra pessoa;
e. ao participar de reuniões ou encontros sobre assuntos de proveito coletivo, em que haja potenciais conflitos de interesses, informar previamente aos demais participantes da existência desse conflito.

Capítulo V

Este Código entra em vigor nesta data e somente poderá ser modificado por disposição conjunta de seus instituidores.

Rio de Janeiro, 08 de maio de 1999.

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